Conheça os projetos participantes da primera edição do PNVS Comunidade

O PNVS COMUNIDADE contou com mais de 75 projetos inscritos, vindos de 22 estados do país, destes foram selecionados 20 projetos de extensão em 14 estados, contemplando as 5 regiões do território nacional.

comUNIDADE RUAS: PROJETO INTEGRADO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE E CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA DE GOIÁS

A População em Situação de Rua (PSR) embora seja um grupo emergente e vulnerável, não é incluída nos inquéritos de base populacional, o que prejudica, sobremaneira, a implementação de políticas públicas de Vigilância em saúde. Objetiva desenvolver atividades multidisciplinares, interprofissionais e intersetoriais de diagnóstico situacional participativo, educação em saúde, educação permanente/em serviço e participação social para PSR e profissionais que cuidam desses indivíduos do estado de Goiás, Brasil Central, tendo como base o tripé ensino/pesquisa/extensão, a valorização da participação comunitária e o protagonismo dos sujeitos; alinhados à Política Nacional de Vigilância em Saúde.

Projeto inserido no diretório do Cnpq Núcleo de Pesquisa e Ações Interdisciplinares em Doenças Infecciosas com Ênfase nas IST/HIV/AIDS em grupos sociais vulneráveis e na Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal de Goiás PROEC/UFG.

  • ESTADO:

    Goiás

  • INSTITUIÇÃO:

    Universidade Federal de Goiás

  • COORDENAÇÃO:

    Prof. Dr. Marcos André de Matos 

  • BOLSITAS:

    Ana Carolina Gomes 
    Anny Caroline Silveira
    Beatriz Lima

QUILOMBOLAS E SAÚDE NA AMAZÔNIA – POLÍTICAS DE EQUIDADE PARA O CORPO NEGRO

As pesquisas relacionadas à saúde da população negra estão concentradas nas áreas urbanas. Os grupos negros rurais, como os quilombolas, poucos foram investigados ou receberam projetos de extensão. Diante deste quadro, objetivamos identificar as principais causas socioecológicas relacionadas à emergência da obesidade, hipertensão, diabete e patologias associadas nas comunidades quilombolas de Caeté, Laranjituba e África na Amazônia Paraense. As atividades serão realizadas em três etapas: apresentação do projeto aos sujeitos locais; pesquisas diagnósticas quanto à percepção da saúde pelos grupos; e rodas de conversa e discussões sobre promoção, acesso e políticas públicas em saúde.

  • ESTADO:

    Pará

  • INSTITUIÇÃO:

    Universidade Federal do Pará

  • COORDENAÇÃO:

    Luís Fernando Cardoso e Cardoso
    Nádia Alinne Fernandes Corrêa

  • BOLSITAS:

    Ana Leia Moraes Cardoso
    Rosane Cardoso e Cardoso
    Sara Cardoso Rodrigues

VIGILÂNCIA EM SAÚDE EM POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE PERNAMBUCO, BRASIL: DIAGNÓSTICO PARTICIPATIVO DOS PROBLEMAS DE SAÚDE, FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS E CONSTRUÇÃO DE REDES INTERSETORIAIS PARA ATENDIMENTO DAS NECESSIDADES DE SAÚDE DAS ETNIAS INDÍGENAS TRUKÁ E FULNI-Ô.

O envolvimento das populações indígenas no processo de vigilância em saúde reveste-se de particular relevância, tanto pela natureza singular desses povos quanto pela necessidade de fortalecimento da Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS).
  • ESTADO:

    Pernambuco

  • INSTITUIÇÃO:

     Universidade Federal do Vale do São Francisco 

  • COORDENAÇÃO:

    Carlos Dornels Freire de Souza
    Anderson da Costa Armstrong

  • BOLSITAS:

    Ana Melo
    Naiara Barros
    Lucca Lourencini

Vigilância e Promoção em Saúde, Ambientes Sustentáveis e Bem-viver: Forma-Ação de Facilitadores para o Turismo e a Saúde de Base Comunitária

O objetivo geral do projeto ora apresentado é fortalecer as dinâmicas de vigilância e promoção da saúde e do turismo de base comunitária, em articulação territoriais com as comunidades quilombolas do Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga – SHPCK com ações diretamente relacionadas às necessidades intersetoriais das comunidades tradicionais e quilombolas, para o bem viver em seus territórios e suas imbricações com o entorno, notadamente com a região da Chapada dos Veadeiros.
  • ESTADO:
    Distrito Federal
  • INSTITUIÇÃO:
    Universidade de Brasília
  • COORDENAÇÃO:

    Thiago Sebastiano de Melo
    Muna Muhammad Odeh

  • BOLSITAS:

    Andrei de Gois Santana
    Helison de Jesus Oliveira
    Leonardo de Oliveira

VIGILÂNCIA EM SAÚDE, AMBIENTE E TRABALHO EM LAGARTO-SERGIPE

Desenvolver ações que promovam a vigilância em saúde e em saúde do trabalhador, no município de Lagarto/Sergipe. Método: Trata-se de um experimento social com atividades educativas, participativas, para estudantes, profissionais de saúde, gestores, sindicatos, movimentos sociais e demais interessados da comunidade da cidade de Lagarto-SE. Os encontros se desenvolverão através de aulas dialogadas, oficinas e intervenção na comunidade. Produtos e Resultados esperados: Criar a Vigilância em Saúde do Trabalhador na cidade de Lagarto integrada com os demais componentes da Vigilância em Saúde. Ações de prevenção que incorpore a categoria trabalho como determinante do processo saúde-doença dos indivíduos e da coletividade. Ações educativas de promoção de ambientes saudáveis.

  • ESTADO:

    Sergipe

  • INSTITUIÇÃO:

    Universidade Federal de Sergipe

  • COORDENAÇÃO:
    Catia Maria Justo
  • BOLSITAS:

    Andrei de Gois Santana
    Helison de Jesus Oliveira
    Leonardo de Oliveira

“Que mancha é essa?” Estratégia de vigilância em saúde na detecção de novos casos de hanseníase para comunidade, agentes comunitários de saúde e universidade

O projeto de extensão “Que mancha é essa?” Estratégia de vigilância em saúde na detecção de novos casos de hanseníase para comunidade, agentes comunitários de saúde (ACS) e universidade tem como objetivo capacitar ACS na realização de suspeição de novos casos e aplicação do Questionário de Suspeição da Hanseníase, posteriormente realização de teste de sensibilidade na visita domiciliar. Isso possibilita uma aprendizagem problematizadora baseada na prática profissional. Além da capacitação, atividades educativas para a comunidade sobre os sinais e sintomas serão realizadas durante as visitas domiciliares, bem como elaboração de conteúdo digital que será divulgado nas mídias sociais.  

  • ESTADO:

    Goiás

  • INSTITUIÇÃO:

    Universidade Federal de Goiás

  • COORDENAÇÃO:

    Nayara Figueiredo Vieira
    Michele Dias da Silva Oliveira
    Rafael Alves Guimarães
    Larissa Silva Magalhães

  • BOLSITAS:

    Adrielly Carolina Dias de Souza
    Ryan Fernandes Barbosa
    Thais Alves Almeida
    Wanessa de Oliveira Gonçalves (voluntária)  

A BUSCA ATIVA DE CRIANÇAS DE 0 A 2 ANOS COM CARTÃO VACINAL INCOMPLETO COMO ESTRATÉGIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA EM UMA CIDADE DO NORTE DE MINAS GERAIS

Implementar a Política Nacional de Vigilância em Saúde-PNVS e o Programa Nacional de Imunizações-PNI para crianças de 0 a 2 anos de idade no município de Montes Claros/MG. Método: Trata-se de um projeto de extensão que articula a pesquisa e ensino, com a participação de diversos segmentos profissionais e acadêmicos. O projeto será desenvolvido durante 10 meses do ano de 2023, com a busca ativa de crianças de 0 a 2 anos com o calendário vacinal desatualizado que residem na área de abrangência do município. Aspectos éticos: Será respeitada a privacidade e o direito dos pais e responsáveis pelas crianças que participarem das ações desenvolvidas pelo projeto de extensão universitária.

  • ESTADO:

    Minas Gerais

  • INSTITUIÇÃO:

    Universidade Estadual de Montes Claros

  • COORDENAÇÃO:
    Carla Silvana de Oliveira e Silva
    Ana Paula Ferreira Maciel
  • BOLSISTAS:
    Ana Beatriz Mota Guedes
    Alisson Juneo Marques Costa
    Patrícia Pereira Alves Braz

ACIDENTES OFÍDICOS NO OESTE DA AMAZÔNIA: AÇÕES EDUCATIVAS PARA O COMBATE DE UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA

A Amazônia é a região de maior incidência de acidentes ofídicos no país, apresentando importante causa de morbidade regional. A gravidade dos acidentes aumenta consideravelmente devido as grandes distâncias percorridas pelas vítimas para receberem a soroterapia. A falta do conhecimento sobre as condutas adequadas de primeiros socorros, faz com que muitas vítimas recorram a práticas que podem agravar o quadro ou pelo menos atrasar a procura pelo atendimento hospitalar. Assim, torna-se importante ações educativas direcionadas e específicas de acordo com o segmento do público alvo em questão: comunidade, estudantes e profissionais da área de Saúde.
  • ESTADO:

    Acre

  • INSTITUIÇÃO:
    Universidade Federal do Acre
  • COORDENAÇÃO:
    Dr. Paulo Sérgio Bernarde – UFAC
    Dra. Ageane Mota da Silva – IFAC
    Msc. Tamires Nascimento da Costa – UFAC
  • BOLSITAS:
    Fernanda Valente da Silva Paiva
    Samuel Lima Pereira Arara
    Thelry Mária Lima da Silva

EPIL – Estudo de Predição de Intercorrências lactacionais Vídeos Instrucionais de apoio às Redes Nacionais de aleitamento materno

Trata-se do desenvolvimento e criação de vídeos instrucionais voltados aos profissionais de saúde que acolhem mães no puerpério aptas a amamentar. Os diversos Centros de Incentivo ao Aleitamento Materno do Brasil possuem profissionais qualificados para acolherem as mães, entretanto há a necessidade de qualificação em assistência farmacêutica. Toda a expertise de nosso grupo adquirida em projetos de extensão e pesquisa anteriores levou a criação destas ações principalmente devido à escassez de informações sobre a composição do leite materno, como este pode ser influenciado pelo ambiente, estado nutricional e uso de fármacos, e sobretudo escassez de informações sobre o uso de fármacos de venda livre e seu uso no puerpério, bem como segurança de alimentos e insumos a partir de dados toxicológicos.
  • ESTADO:
    Santa Catarina
  • INSTITUIÇÃO:
    Universidade Federal de Santa Catarina
  • COORDENAÇÃO:
    Fabíola Branco Filippin-Monteiro
  • BOLSITAS:
    Heloisa Batista Abreua
    Juliana Kista
    Leonardo Gonçalves Gomesb
    Carolina Dumke de Siqueirac
    Ana Carolina Rabello de Moraesd

FORTALECENDO A COBERTURA VACINAL EM CRIANÇAS DE 0 A 9 ANOS EM UNIDADES DE SAÚDE / ESTRATÉGIAS DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO BAIRRO DO GUAMÁ, BELÉM, PARÁ.

Fortalecer a cobertura vacinal em crianças de 0 a 9 anos de idade atendidas pela Unidade Municipal de Saúde do Guamá e pela ESF do Riacho Doce, no Distrito Administrativo do Guamá (D’AGUA), e em escolas e creches localizadas no Bairro do Guamá, no município de Belém, Pará.
  • ESTADO:
    Pará
  • INSTITUIÇÃO:
    Universidade Federal do Pará
  • COORDENAÇÃO:
    Roseneide dos Santos Tavares
    Ana Paula Oliveira Gonçalves

PROJETO “QUE MANCHA É ESSA?”: DE OLHO NA HANSENÍASE

O projeto objetiva a atenção aos pacientes com hanseníase e seus comunicantes no Distrito Luzimangues – TO. A hanseníase, doença antiga, permanece como grave emergência de saúde pública. O Brasil é o segundo país em número de casos. Tocantins é um território hiperendêmico e o segundo Estado em número de casos. Diante da magnitude epidemiológica e considerando que o diagnóstico da Hanseníase é essencialmente clínico e epidemiológico faz-se necessária a capacitação dos estudantes de enfermagem para a busca ativa e diagnóstico precoce, o tratamento e seguimento adequado dos casos e a prevenção de incapacidades, tendo como desdobramento o fortalecimento de estratégias de controle da doença.
  • ESTADO:
    Tocantins
  • INSTITUIÇÃO:
    Universidade Federal do Tocantins
  • COORDENAÇÃO:

    Marcela Antunes Paschoal Popolin

  • BOLSISTAS:
    Tayene Correia Freitas
    Anna Júlia Aires da Silva
    Maria Cecília Fernandes Carvalho
    Morgana Picoli (aluno voluntário)
    João Gabriel Ferreira da Silva (aluno voluntário)
    Karinne Carneiro de Castro (aluno voluntário)
    Larissa Pereira Ribeiro Reis (aluno voluntário)
    Thamara Moreira Lima Pedrosa (aluno voluntário)
    Sarah Maria Reis Bucar (aluno voluntário)
    Samia Salim Leocadio (aluno voluntário)
    Yohana Vitória Gomes de Carvalho (aluno voluntário)
    Gabriela Cariolano Moreira (aluno voluntário)
    Ana Kleiber Pessoa Borges (docente voluntário)
    Ana Edith Farias Lima (docente voluntário)
    Thayza Miranda Pereira (docente voluntário)
    Domingos Oliveira (docente voluntário)
    Ériko Marvão M. Duarte (enfermeiro voluntário)
    Izadória Lopes Rego (enfermeira voluntário)

Sulcovid na comunidade – BORÁ VACINAR?!

O Brasil ocupa a segunda colocação em número de óbitos de crianças e adolescentes (0-19 anos) devido a covid-19. Além disso, estudo de meta análise mostrou que entre a população infantil que se recupera da covid-19, cerca de 25% apresentam sintomas de covid longa. A vacinação contra a covid-19 é a única alternativa comprovadamente capaz de proteger e reduzir os efeitos da covid longa, tanto na população infantil, quanto em adultos e idosos. Segundo dados do monitoramento de imunização covid-19 do estado do Rio Grande do Sul de outubro de 2022, a cobertura de esquema vacinal completo da covid-19 na cidade de Rio Grande é 8% para crianças entre 3 e 4 anos, 57% para aqueles com 5 e 11 anos e 13% entre 12 e 17 anos de idade.
  • ESTADO:
    Rio Grande do Sul
  • INSTITUIÇÃO:
    Universidade Federal do Rio Grande
  • COORDENAÇÃO:
    Mirelle de Oliveira Saes
    Suele Manjourany Silva Duro
  • BOLSISTAS:
    Amanda Agostinho
    Ana Maria Fonseca
    Hamza Nasser Musa

Vacinação adulto-infantil: programa de sensibilização e educação continuada na Amazonia Ocidental.

A criação do PNI estabeleceu uma barreira na disseminação de várias doenças. Infelizmente, com o advento da Pandemia e da propagação de notícias falsas, houve uma queda no índice de vacinação, surgindo a necessidade de sensibilização quanto a sua importância. OBJETIVO: Educar e sensibilizar a população local sobre a importância do PNI. METODOLOGIA: projeto dinâmico, presencial, voltado para a disseminação de informações sobre o PNI, incluindo a população indígena, criação de redes de educação continuada. RESULTADOS ESPERADOS: difusão do conhecimento acerca do PNI; sensibilização da população indígena local; criação de uma rede de educação continuada e melhoria da adesão da população ao PNI.
  • ESTADO:
    Acre
  • INSTITUIÇÃO:
    Universidade Federal do Acre
  • COORDENAÇÃO:
    Gisele de Souza Nogueira
  • BOLSISTAS:
    Isabella Santos Sousa
    Isabela Araújo Gouveia
    Paulo Eugênio Uchoa de Oliveira
    Pablo Rodrigo Ribeiro Ramos (voluntário)
    Arlisson de Souza Pereira(voluntário)
    Arthur Martins Pereira

FORMAÇÃO DE CONSELHEIROS PARA A VIGILÂNCIA EM SAÚDE NO SUS Linha de atuação: O Controle Social e a Participação da Comunidade no âmbito da Vigilância em Saúde

A importância da retomada do fortalecimento do controle social no SUS é uma ação urgente que precisa ser promovida por todos. Aos conselheiros de saúde é de fundamental importância a compreensão da situação de saúde em sua área de abrangência. Por esta razão este projeto tem como objetivo capacitar conselheiros de saúde nos aspectos relacionados à gestão e ao controle social no Sistema Único de Saúde, com ênfase no fortalecimento das ações de vigilância e de promoção em saúde. A partir da experiência adquirida ao longo de 9 edições do curso de formação de conselheiros promovidos pelo Departamento de Enfermagem da UFSC, o Curso será desenvolvido na modalidade online/remota, com carga horária de 160h. Palavras-chave: SUS; Participação Popular; Educação Permanente; Vigilância em Saúde
  • ESTADO:
    Santa Catarina
  • INSTITUIÇÃO:
    Universidade Federal de Santa Catarina
  • COORDENAÇÃO:
    Dra. Rosani Ramos Machado/UFSC
    Dra. Felipa Rafaela Amadigi
    Dra. Monica Motta Lino
  • BOLSISTAS:
    Emanuela Kelly da Natividade
    Guilherme Ribeiro Alfa
    Maria Carolina Candido Burg

POLÍTICA NACIONAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE: participação da Comunidade no enfrentamento à violência

A violência é um fenômeno recorrente, que vem crescendo, se reproduzindo, e de maneira real ou simbólica, afeta toda sociedade. Não atinge unicamente as pessoas que vivem em áreas de risco ou adotam um comportamento dito arriscado, e sim toda a humanidade. Assim sendo, esta proposta se debruça na necessidade de conhecer o diagnóstico situacional da violência em um município do nordeste brasileiro para efetivar o planejamento de estratégias de enfrentamento a essa condição em conjunto com a sociedade do município, e a partir desse processo implementar as estratégias de ação que serão propostas às pessoas e serviços envolvidos.
  • ESTADO:
    Paraíba
  • INSTITUIÇÃO:
    Universidade Federal de Campina Grande
  • COORDENAÇÃO:
    Anúbes Pereira de Castro
    Rodrigo Pinheiro Fernandes de Queiroga
  • BOLSISTAS:
    Gabriell Bruno Matias Pontes
    Buana Cristina Leandra da Silva
    Italo Vinicius Bezerra de Paula
    Ana Laura Alves Gomes – Voluntária
    João Victor dos Santos Batista – Voluntário
    Miquéias Araújo da Silva – Voluntário

INFPAC: Informação para a Ação como estratégia de enfrentamento às doenças e agravos de notificação compulsória no município de Parnaíba-PI.

Projeto conduzido pela Universidade Estadual do Piauí e Vigilância Epidemiológica de Parnaíba – Piauí. Consiste no desenvolvimento de atividades com o intuito de conhecer a situação de saúde do município através da elaboração de Boletins Epidemiológicos, capacitações e ações voltadas à comunicação em saúde. Tem como propósito fundamental auxiliar na democratização do aprendizado, permitindo que os profissionais de saúde e a comunidade tenham acesso as informações atualizadas sobre as doenças e agravos de notificação compulsória. Ademais, tem o desafio de servir como fonte de conhecimento para os profissionais, ao mesmo tempo em que possui linguagem simples e inclusiva para a população.
  • ESTADO:
    Piauí
  • INSTITUIÇÃO:
    Universidade Estadual do Piauí
  • COORDENAÇÃO:
    Thatiana Araujo Maranhão
    Karliane de Araujo Lima
  • BOLSISTAS:
    Joana Nágila Ribeiro Figueira
    Antonia Vitória Elayne Carneiro Araujo
    Poliana Veras de Brito
    Thalis Kennedy Azevedo de Araujo (voluntário)
    Aline Miranda de Abreu (voluntário)
    Samir da Rocha Fernandes Torres (voluntário)
    Maria Madalena Cardoso da Frota (voluntário)
    Maria Izabel Félix Rocha (voluntário)
    Wady Wendler Soares Veras e Silva (voluntário)
    Letícia Alves Rodrigues Silva (voluntário)
    Camila da Silva Lopes Nunes (voluntário)
    Beatriz Costa de Sousa (voluntário)
    Thaissa Rhândara Campos Cardoso (voluntário)
    Luanessa Dâmares de Farias da Silva (voluntário)
    Maria Clara Duarte Feitosa (voluntário)
    Daniele Chaves Siqueira (voluntário)
    Maylana Rodrigues Linhares (voluntário)
    Jaiana Nascimento Albuquerque (voluntário)
    Kaylane dos Santos Oliveira (voluntário)
    Eduarda Vitória Lima de Oliveira (voluntário)
    Lara Escarlete Miranda de Souza (voluntário)
    Larha Theresa Pinheiro da Costa Gomes (voluntário)
    Yasmine Correia Fontenele (voluntário)
    Rayane Fortes Diniz (voluntário)
    Luís Guilherme Duarte Feitosa (voluntário)
    Lívia Aparecida Sousa da Silva

VIGILÂNCIA E PROMOÇÃO EM SAÚDE NO CONTEXTO ESCOLAR: ações e estratégias de enfrentamento

O projeto de extensão intitulado: Vigilância e Promoção em Saúde no Contexto Escolar: ações e estratégias de enfrentamento a ser desenvolvido pelos docentes e discentes da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte tem como objetivos: desenvolver ações e estratégias de enfrentamento de vigilância e promoção em saúde nas escolas públicas do ensino fundamental do município de Mossoró; qualificar alunos, familiares, professores, funcionários e dirigentes das escolas públicas para o planejamento, execução e avaliação das ações de vigilância e promoção em saúde; Implementar e fortalecer ações de vigilância e de promoção em saúde nas escolas públicas do ensino fundamental; e contribuir para a consolidação da Política Nacional
  • ESTADO:
    Rio Grande do Norte
  • INSTITUIÇÃO:
    Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • COORDENAÇÃO:
    Suzana Carneiro de Azevedo Fernandes
    Érica Louise de Souza Fernandes Bezerra
  • BOLSISTAS:
    Maria Carmélia Sales do Amaral
    Líbne Lidianne da Rocha e Nóbrega
    Alessandra Maritsa Morais Menezes
    Ana Raquel Patricio de Melo
    Aparecida Inez Diniz de Morais
    Jose Gabriel Gonçalves Santiago
    Lilian de Andrade Melo Morais
    Luis Felipe Lopes Fernandes

BARRACA DA SAÚDE: CUIDADO INTERDISCIPLINAR COM COMUNIDADES DA ZONA SUL

Promover ações de Promoção da Saúde nas comunidades e territórios por meio do planejamento participativo, projetos sociais e secretarias de saúde e de educação com vistas ao fortalecimento da Política Nacional de Vigilância em Saúde. Método: Nosso projeto de extensão articula a interdisciplinaridade, intersetorialidade, interculturalidade com a participação de diversos segmentos profissionais, comunidade acadêmica, participação social, e pessoas usuárias do Sistema Único de Saúde. São realizadas atividades semanais, quinzenais e mensais. A equipe participa de feiras municipais, locais rurais ou urbanas, e em comunidades quilombolas ou indígenas, além de atividades nas escolas.
  • ESTADO:
    Rio Grande do Sul
  • INSTITUIÇÃO:
    Universidade Federal de Pelotas
  • COORDENAÇÃO:
    Michele Mandagara de Oliveira
    Felipe Fehlberg Herrmann
  • BOLSISTAS:
    Ana Julia Aguiar Lucena
    Larissa Mello Zok
    Milena Quadro Nunes

PROJETO JOVEM DOUTOR – PROMOÇÃO DA SAÚDE, CIÊNCIA E CIDADANIA NA ESCOLA PÚBLICA GRAPIÚNA

A escola é o espaço onde se concentra a maior parte dos adolescentes brasileiros, além de ser um ambiente de grande influência na formação do indivíduo, cuja vivência é crucial para o seu desenvolvimento cognitivo, social e emocional. Na medida em que é um ambiente social onde adolescentes passam a maior parte de suas vidas, a escola deve lhes proporcionar um espaço saudável e seguro de aprendizado e desenvolvimento, protegendo-os de situações que representem riscos à sua saúde. Este Projeto de Extensão visa integrar universidade-escola-APS e fomentar o conhecimento das ciências da saúde na rede pública de ensino por meio do “Projeto Jovem Doutor – Promoção da Saúde, Ciência e Cidadania”, com vistas à promoção de saúde e prevenção de doenças nas comunidades escolares. Para tanto, propõem-se para o cumprimento dos Objetivos: 1) Implementação do Projeto Jovem Doutor em cinco unidades da rede pública de ensino em parceria com os gestores e profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) e das escolas participantes; 2) Capacitação, em nível de aperfeiçoamento/especialização, em Saúde Coletiva com foco na Saúde Escolar, professores e responsáveis pela coordenação das ações de saúde nas escolas; 3) Capacitação, por meio do Programa Jovem Doutor-PJD, de estudantes para atuação como “Agentes Escolares de Promoção da Saúde, da Ciência e da Cidadania” em cinco escolas públicas de Itabuna; 4) Implementação da “Rede de Escolas Promotoras da Saúde, da Ciência e da Cidadania”, visando o fomento de ações formativas pertinentes para os professores e que possam impactar na qualidade do ensino. Este projeto se constitui em uma oportunidade para despertar os talentos dos/as estudantes e trabalhadores/as da educação e fomentar ações coletivas/colaborativas capazes de instituir uma educação participativa, com foco nas ciências da saúde.
  • ESTADO:
    Bahia
  • INSTITUIÇÃO:
    Universidade Federal do Sul da Bahia
  • COORDENAÇÃO:
    Jane Mary de Medeiros Guimarães
    Antonio José Costa Cardoso
    Ita Oliveira e Silva
    Vanner Boere Souza
  • BOLSISTAS:
    Lara Lind de Souza Brito Ribeiro
    Marco Paulo Vaz Sampaio Ribeiro
    Pã da Silva Lôpo
    Prudence Secchin de Sousa Vaz Sampaio Ribeiro
    Vanessa Souto Paulo

Promoção da saúde com foco na atividade física em escola do ensino médio de tempo integral na cidade de Parintins/AM

A atividade física habitual é um comportamento fundamental na manutenção e recuperação da saúde e da qualidade de vida das populações. A promoção da saúde, com foco na promoção da atividade física, deve ser efetivada compreendendo seus determinantes sócio-culturais, políticos e ambientais, bem como buscar atuar através do engajamento comunitário. Dentre as funções sociais da escola, a promoção da saúde é uma perspectiva que vem ganhando importância no Brasil. Inquérito de abrangência nacional confirmou a situação de baixos níveis de atividade física em jovens escolares no Brasil. O projeto ocorrerá em uma escola de ensino médio de tempo integral na cidade de Parintins/Amazonas, tendo por objetivo a condução de ações de promoção da saúde com foco na atividade física, dialogando com a comunidade escolar e propondo estratégias de promoção da saúde, bem como diálogo com a secretaria municipal de saúde.
  • ESTADO:
    Amazonas
  • INSTITUIÇÃO:
    Universidade Federal do Amazonas
  • COORDENAÇÃO:

    Marcelo Rocha Radicchi
    Fernanda Priscila Alves da Silva

  • BOLSISTA:

    Daiana Rodrigues da Cruz
    Liandra Nascimento Azevedo
    Matheus Noronha de Lima