O que é o programa PNVS Comunidade?

O Programa de Extensão para a Implementação da Política Nacional de Vigilância em Saúde do SUS e a Participação da Comunidade visa a inovação, em âmbito nacional, de Projetos de Extensão voltados para o fortalecimento e a implementação das ações de vigilância e promoção em saúde, previstas na Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS). A ação é uma parceria com o Ministério da Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS), o Decanato de Extensão da Universidade de Brasília – Dex/UnB o Fórum de Pró-reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex) e a Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar).

Principais ações do programa:

Envolvimento da Comunidade
Estratégias Educativas
Seminários e Rede de Extensão

Envolvimento da comunidade

Realização de 20 Projetos de Intervenção loco-regional em Vigilância em Saúde, sob a perspectiva de integração de políticas públicas com o objetivo de desenvolver, por meio dos projetos, as ações de Vigilância e Promoção em Saúde, com a articulação e o envolvimento de diferentes segmentos e territórios, capazes de promover o fomento a projetos de extensão que estejam articulados com a Política, voltados ao apoio e ao fortalecimento da Política Nacional de Vigilância em Saúde e a participação da Comunidade. Por este motivo o Programa recebe o nome de “Programa PNVS COMUNIDADE”.

Os projetos devem estar articulados nas seis Linhas de Ação listadas a seguir:

1. Vigilância e Promoção da Saúde na Atenção Básica – Metodologias e Tecnologias (04 projetos);

2. A Vigilância em Saúde e as Políticas de Equidade;

3. A Vigilância em Saúde, Ambiente e Trabalho;

4. O Controle Social e a Participação da Comunidade no âmbito da Vigilância em Saúde

5. Tecnologias de Comunicação, Informação e Monitoramento de Vigilância em Saúde;

6. A Vigilância Epidemiológica, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) e os Laboratórios Centrais e Saúde Pública;

Estratégias educativas

Desenvolver um projeto de qualificação alinhado com a Educação Permanente em Vigilância em Saúde com o objetivo de promover projetos de qualificação e capacitação das equipes de saúde e gestores, assim como, da participação social de conselheiros(as) e das comunidades no planejamento, execução e avaliação das ações de vigilância e promoção em saúde. Com a realização de oficinas de pactuação dos Projetos, com ensino-serviço-controle social e cursos com participação de Estudantes de Graduação, Pós-Graduação, Docentes e Pesquisadores e Técnicos das IPES, Gestores do SUS e áreas intersetoriais da Vigilância em Saúde, Trabalhadores em Saúde, com destaque para os Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Endemias, Equipes de Saúde da Família e da Rede de laboratórios, Conselheiros de saúde e Lideranças comunitárias, sociais e comunicadores.

Seminários e Rede de Extensão

Estruturar com as IPES públicas, uma Rede de Formação em Extensão, Comunicação e Informação, para o acompanhamento loco-regional da Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS), no contexto de implementação da PNVS, com objetivo de capacitar os envolvidos. Articulando ações de avaliação e monitoramento das atividades com indicadores capazes de mensurar a efetividade do Programa e dos temas apresentados. Através da realização de Seminários Integrativos ampliando o diálogo para os desafios da implementação da PNVS, realizando Seminários Virtuais Temáticos e integradores sobre:

1) Financiamento;

2) Ciência e Tecnologia;

3) Gestão Interfederativa e Participativa;

4) Implementação e Monitoramento da PNVS.

Além da realização de um amplo Seminário Nacional Final de Apresentação dos Resultados com a participação de todos os envolvidos nos projetos de extensão.