Entre os dias 25 e 29 de setembro, em Brasília, será realizada a 23ª Semana Universitária UnB 2023 – O futuro é feminino! O evento aborda a presença das mulheres na construção contínua do país e do mundo e conta com mais de 1.000 atividades gratuitas, que dão direito à certificação.
O Programa Nacional de Vigilância em Saúde e Participação da Comunidade, PNVS Comunidade, por meio do II Seminário Integrador, estará presente na sexta-feira, 29, das 8h30 às 17h, no Anfiteatro 9 do minhocão da UnB, fomentando discussões e apontamentos acerca de temas atuais e relevantes da área. A primeira mesa do evento, que leva o nome “A SVSA e os desafios da conjuntura atual para a implementação da PNVS e da Participação da Comunidade”, tem participação de nomes como o da representante da Reitoria da Universidade de Brasília – UNB e do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras – FORPROEX, Olgamir Amância, além de Jacqueline Nunes, Assessora técnica do Departamento de Articulação Estratégica de Vigilância em Saúde – DAEVS/SVSA/MS, Márcio Florentino, coordenador do PNVS COMUNIDADE e Fábio José Basílio, presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos – Fenafar. Já a segunda mesa, intitula-se ”As IES e Política Nacional de Extensão – Curricularização e Financiamento.” e conta com a participação de Alexandre Brasil Carvalho da Fonseca, secretário substituto e diretor de Políticas e Programas de Ensino da Superior – SESU/MEC, Vinícius Soares, presidente da Associação Nacional de Pós – graduandos – ANPG, Marcelo Acácio, diretor de relações institucionais da União Nacional dos Estudantes – UNE, além de Ana Estela Haddad, Secretária de Saúde Digital do Ministério da Saúde e Fabiana Damásio, diretora da Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ.
O II Seminário Integrador PNVS Comunidade – SEMUNI – UnB será transmitido pelo canal PNVS Comunidade, no Youtube. Para participar, basta se inscrever gratuitamente, através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades (SIGAA-UnB), no link https://sigaa.unb.br/sigaa/public/extensao/loginCursosEventosExtensao.jsf e seguir nossas redes sociais.
O PNVS Comunidade reforça o compromisso constante com a integração e com a visibilidade feminina no âmbito da pesquisa e extensão e conta, hoje, com cerca de 50 mulheres ocupando cargos de coordenação de projetos, comunicação e divulgação, coordenação geral e executiva do programa e como facilitadoras junto aos projetos. De acordo com a Coordenadora Executiva do PNVS Comunidade, Astrid Sarmento, que é também pesquisadora do tema Mulheres nos espaços de poder, “as histórias de vida das mulheres convergem em ações públicas, em busca de reconhecimento e integração delas na sociedade, como ser político. Por isso, olhar para o lugar da mulher na pesquisa e na extensão é necessário e urgente”, defende Astrid.