Nos dias 11, 15 e 18 de abril, ocorreu a tão aguardada Conferência Livre do Programa de Extensão para a Implementação da Política Nacional de Vigilância em Saúde do SUS e a Participação da Comunidade – PNVS Comunidade. Este evento faz parte de uma agenda de conferências preparatórias para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de junho de 2024, em Brasília.
A Conferência, que teve como tema central a “Ciência, Tecnologia e Inovação no Desenvolvimento Social e na Gestão de Riscos: A Extensão Universitária e a Participação da Comunidade”, foi realizada de forma híbrida e transmitida pelo canal oficial do Programa no YouTube, reunindo uma série de especialistas e autoridades para discutir temas cruciais relacionados à extensão universitária, ciência cidadã, gestão de riscos, projetos de extensão e a interação entre universidade e política nacional de ciência, tecnologia e inovação.
A mesa de abertura e a primeira mesa de discussão, realizadas no dia 11 de abril das 19h às 21h, abordaram questões essenciais para o campo da vigilância em saúde. Entre os convidados estavam Sônia da Costa, diretora do Departamento de Tecnologia Social, Economia Solidária e Tecnologia Assistiva do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Guilherme Werneck, diretor do Departamento de Articulação Estratégica de Vigilância em Saúde da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde; Renato Simões, secretário de Participação Social da Presidência da República; Patrícia Tagliari, diretora adjunta da Segunda Diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA); e Alex Motta, coordenador da Comissão Intersetorial de Vigilância em Saúde representando o Conselho Nacional de Saúde (CNS). A coordenação ficou a cargo de Márcio Florentino, coordenador do PNVS Comunidade.
No segundo dia, em 15 de abril, a mesa 2 concentrou-se nos projetos de extensão e na produção de experiências inovadoras nos territórios. Dentre os convidados estavam Luiz Facchini, professor titular aposentado do Departamento de Medicina Social da UFPEL e coordenador da Rede de Pesquisa em APS da Abrasco; Silvana Valdevino, executiva nacional da Confederação Nacional de Associações de Moradores (CONAM); Ronald Ferreira dos Santos, coordenador de Participação Social da Presidência da República; e Raquel Gusmão, professora da Universidade Estadual de Montes Claros e integrante do Projeto de Extensão do PNVS Comunidade primeira edição. A coordenação desta mesa ficou a cargo de Débora Melecchi, primeira vice-presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar).
Por fim, no dia 18 de abril, a mesa 3 e a plenária final encerraram o evento com discussões sobre a universidade e a política nacional de ciência, tecnologia e inovação. Os convidados incluíram Olgamir Amância, decana da UNB e do FORPROEX/DEX; Richard Santos, professor da Universidade Federal do Sul da Bahia; e Artur Custódio, pesquisador colaborador do PNVS Comunidade. A coordenação desta última etapa foi realizada por Astrid Sarmento, coordenadora do PNVS Comunidade.
Os debates que ocorreram durante o evento compõem o relatório final da conferência, que é enviado como pauta para a conferência Nacional.
A Conferência Livre do PNVS Comunidade foi uma oportunidade valiosa para a troca de conhecimentos e experiências entre profissionais e acadêmicos, destacando a importância da vigilância em saúde e da participação social na construção de políticas públicas eficazes e inclusivas.
Confira aqui os links das transmissões:
Primeiro dia (11/14): Clique aqui para assistir
Segundo dia (15/14): Clique aqui para assistir
Terceiro dia (18/14): Clique aqui para assistir
________________________
Siga-nos também no Instagram: @pnvscomunidade