Seminário Nacional do PNVS Comunidade apresenta resultados da 1ª edição do Programa e inaugura nova etapa

UnB recebeu o Seminário Nacional PNVS Comunidade e 1º Seminário Integrador da 2ª Edição do PNVS Comunidade

Nos dias 5 e 6 de abril, na Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (UnB), foi realizado o Seminário Nacional do Programa de Extensão para a Implementação da Política Nacional de Vigilância em Saúde do SUS e a participação da comunidade, o PNVS Comunidade, e o 1º Seminário Integrador da 2ª edição do Programa, com o objetivo de apresentar os resultados obtidos pelos projetos de extensão integrantes do Programa. O Seminário marcou o encerramento da primeira etapa e o acolhimento dos projetos para a segunda etapa.

A abertura do evento ficou a cargo da Professora Doutora Astrid Sarmento Cosac, coordenadora geral do PVNS Comunidade, que mediou a mesa de abertura, contando com a participação de diversos parceiros e autoridades: Olgamir Amância, representante da UnB; Hélder Eterno (remoto), presidente do Forproex; Guilherme Loureiro Werneck, diretor do Departamento de Articulação Estratégica de Vigilância em Saúde (DAEVS/SVSA/Ministério da Saúde); Alex Motta, coordenador da Comissão Intersetorial de Vigilância em Saúde (CIVS) do Conselho Nacional de Saúde (CNS), representando o presidente do CNS, Fernando Pigatto; e Débora Melecchi, vice-presidente da Fenafar.

Foi um momento importante para o Programa, que reuniu a coordenação dos 20 projetos de extensão, presentes em 14 estados, contemplando as 5 regiões do território nacional. 

Olgamir Amância, representante da UnB, destacou a importância e a complexidade do processo que envolve tantos atores e a grande capilaridade que alcança diversos territórios, refletindo a atuação em lugares onde o SUS não alcança, mas onde as extensões universitárias chegam: “A cada dia, novas demandas se apresentam, era a pandemia e agora a dengue, e podemos chegar lá pela extensão universitária. Desta forma, podemos dar materialidade aos princípios do SUS. Esperamos que o PNVS Comunidade assuma uma condição mais perene, já estamos na segunda edição que se estende por mais universidades no Brasil. O PNVS Comunidade é imprescindível para avançar na Política Pública de Saúde”.

Confira algumas imagens do evento

Com esse mesmo olhar, Helder Silveira, do Forproex; Guilherme Werneck, da SVSA; Dalmare Anderson Sá, da ANPG; e Alex Motta, da CIVS/CNS, parabenizaram os 20 projetos da primeira edição pelos resultados e envolvimento, a abrangência e a diversidade de conhecimentos e pesquisas realizadas. Ressaltaram ainda a disponibilidade de suas respectivas entidades na manutenção da parceria, a fim de fortalecer iniciativas como essas junto ao Ministério da Saúde.

Guilherme Werneck, representante da SVSA do Ministério da Saúde, apontou o papel estratégico do PNVS Comunidade, de capilarizar a Política de Vigilância em Saúde, envolvendo as universidades. “Já foram desenvolvidos 20 projetos e estamos com mais 50 projetos envolvendo o Ministério da Saúde e comunidades. Nossa missão é contribuir para a implementação da Política Nacional de Vigilância nos territórios. Estamos muito satisfeitos com a parceria e queremos mantê-la e aprofundá-la, para que continue por um longo período”.

Roberto Portela, coordenador adjunto da CIVS, afirmou que “além da importância no processo de escuta e participação social, um programa de extensão como este forma profissionais de saúde críticos, capazes de compreender e atuar nos territórios de maneira comprometida”. Ronald Ferreira, ex-presidente do CNS e coordenador da Participação Social na SGPR, lembrou-nos que este Programa foi inspirado na PNVS aprovada em 2018, na primeira CNVS, fruto do controle e participação social.

Na parte da tarde, foi realizada uma oficina na qual os presentes debateram sobre os desafios para a implementação da PNVS no contexto das emergências da saúde pública e a participação da comunidade. Em seguida, os grupos apresentaram seus resultados, apontando a importância do PNVS Comunidade e o investimento na extensão universitária, aliada à participação e envolvimento das comunidades para o êxito do Programa.

No segundo dia, os coordenadores Márcio Florentino e Astrid Sarmento apresentaram a Rede de Extensão PNVS Comunidade e os próximos passos, seguido por um momento de perguntas dos presentes.

O seminário foi concluído com um potente ato conduzido pelas Mulheres da equipe PNVS Comunidade, coordenado por Conceição Silva da Unegro, e intervenções de Débora Melecchi, facilitadora do PNVS Comunidade, e Jane Mary Guimarães, coordenadora do PNVS 1 e facilitadora da Linha de Ação 1 do PNVS 2. O desafio colocado agora é dar andamento aos projetos já selecionados na segunda etapa do PNVS Comunidade e ações relacionadas.

Todos os resultados apresentados na primeira edição prometem ser largamente superados nesta segunda edição. A qualificação técnica, a pluralidade e representatividade dos 55 projetos selecionados apresentados demonstram claramente que o trabalho colaborativo, sistêmico e integrado tende a conquistar melhores e mais efetivos resultados, pois permite a troca de saberes e conhecimento.

Vida longa ao PNVS Comunidade! Viva o SUS! Viva a Democracia!