Na última sexta-feira, 29, foi realizado o II Seminário Integrador do PNVS Comunidade. O evento fez parte da 23ª Semana Universitária da UnB, em Brasília e contou com a participação de nomes importantes da área da vigilância em Saúde, como o da representante da Reitoria da Universidade de Brasília – UNB e do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras – FORPROEX, Olgamir Amância, além de Jacqueline Nunes, assessora técnica do Departamento de Articulação Estratégica de Vigilância em Saúde – DAEVS/SVSA/MS, Débora Mellechi, representando a Federação Nacional dos Farmacêuticos – FENAFAR, Alexandre Brasil Carvalho da Fonseca, secretário substituto e diretor de Políticas e Programas de Ensino Superior – SESU/MEC, Cícera Araújo, representando a Associação Nacional de Pós – graduandos – ANPG, Marcelo Acácio, diretor de relações institucionais da União Nacional dos Estudantes – UNE, além do Coordenador Geral de Articulação da Secretaria Nacional de Participação Social da Presidência da República, Ronald Ferreira dos Santos e toda a equipe de coordenadores e facilitadores do Programa Nacional de Vigilância em Saúde e Participação da Comunidade – PNVS Comunidade.
O seminário foi uma das 1.100 ações promovidas pela Semana Universitária da UnB. A representante da Reitoria da Universidade de Brasília, Olgamir Amâncio, destaca o evento realizado pela PNVS Comunidade como exemplo entre as atividades da semana, “O Seminário Integrador traz a expressão da integração entre a Universidade e Sociedade. E esse, eu penso, é o desafio das nossas universidades, fazer uma formação que abarque diferentes áreas e realizar uma formação em diálogo com outros setores da sociedade, porque é isso que de fato qualifica a formação profissional e acadêmica que nossas universidades desenvolvem.
O coordenador do PNVS, Alexandre Pilati, também participou de uma das mesas do evento, “foi um dia muito produtivo, tivemos muitas falas importantes, tanto de representantes de órgãos do governo federal, quanto representantes do movimento estudantil. Isso demonstrou a nossa força em revelar a extensão como pilar fundamental no contato com a sociedade e na revelação da importância da Universidade para a sociedade”, ressalta Alexandre.
O Programa Nacional de Vigilância em Saúde e Participação da Comunidade – PNVS Comunidade – visa a implementação da Política Nacional de Vigilância em Saúde – PNVS – nos espaços da comunidade. A representante da Secretaria de Vigilância em Saúde – SVS – , Jaqueline Nunes, evidencia a importância do projeto “A PNVS é uma política recente, tem apenas 4 anos, e nós estamos em um contexto de implementação dessa política. O projeto vai capilarizar essas possibilidades de ações de extensão e de toda vigilância.” conclui Jaqueline.