Na manhã da última sexta-feira, 14, foi realizado o I Seminário Integrador do Programa Nacional de Extensão, que teve como tema “A Extensão nas Universidades e o SUS: desafios para a Vigilância em Saúde nos Territórios e Comunidades”. O evento, realizado on-line, contou com mais de 100 participantes, entre coordenadores dos projetos e diversas autoridades no assunto, e é uma parceria com o Ministério da Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS), o Decanato de Extensão da Universidade de Brasília – Dex/UnB, o Fórum de Pró-reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex) e a Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar).
Entre os palestrantes, estavam presentes Mauro Sanchez – Diretor de Projetos de Vigilância em Saúde (SVSA/MS), a Profa. Dra. Olgamir Amância, Decana de Extensão da UnB, o Dr. Pedro Luiz Rosalen, Coordenador-Geral de Expansão e Gestão da Educação em Saúde, o Dr. Pedro Almeida da Silva, Diretor do Departamento de Articulação Estratégica de Vigilância em Saúde – DAEVS/SVSA/MS, a Dra. Astrid Cosac, o Prof. Ronald Ferreira e o Prof. Márcio Florentino, Coordenadores do PNVS Comunidade.
O objetivo do Seminário foi discutir os desafios enfrentados na implementação de ações de vigilância em saúde nos territórios e comunidades, bem como o papel das universidades e do SUS nesse contexto. A troca de experiências e o debate de soluções foram fundamentais para o sucesso do evento.
Além disso, durante o evento, foi lançado o Canal do YouTube PNVS Comunidade, que tem como objetivo divulgar as ações desenvolvidas pelo Programa Nacional de Vigilância em Saúde e fomentar a discussão sobre temas relevantes na área.
De acordo com a Coordenadora Executiva do PNVS Comunidade, Astrid Cosac, o canal é um importante espaço para a promoção das ações propostas pelos participantes. “Os projetos abarcados pelo último edital são visionários e sua divulgação on-line vai permitir que essas ideias cheguem em diversos cantos do país”.
Astrid comemora, ainda, o sucesso do evento “O I Seminário Integrador do Programa Nacional de Extensão foi um sucesso e contribuiu para fortalecer a parceria entre universidades, Ministério da Saúde e comunidade na busca por soluções para os desafios da vigilância em saúde. Certamente é um projeto que se desdobrará em outras edições”, finaliza.
Confira o evento pelo Canal do PNVS Comunidade: