Conferências Livres pautam discussões para 17ª CNS

Como destaque da edição deste ano foi a 1ª Conferência Nacional Livre de Saúde Quilombola.

Participação Quilombola

O evento foi palco de discussões acerca das demandas de saúde dos territórios quilombola, além de terem sido construídas propostas de melhoria da saúde nos quilombos a nível nacional.

A coordenadora Maria da Conceição Silva participou da conferência e ressalta a importância do evento “A 17ª Conferência Nacional de Saúde e a 1ª Conferência Nacional Livre de Saúde Quilombola são fruto da luta pelo direito a terra e a saúde. Sinto-me emocionada em poder participar desse momento. Tenho certeza que o conjunto de propostas vão servir de alicerce para garantia da saúde, do SUS que queremos, da luta contra o racismo e do reconhecimento dos territórios quilombolas como parte intregrante e significativa da nossa história e futuro digno”, afirma.

Assista a conferência na íntegra clicando aqui.

 

Rumo à edição Nacional

17ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada de 2 a 5 de julho, pelo Conselho Nacional de Saúde e Ministério da Saúde, é realizada a cada quatro anos e destaca-se como um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS). A partir da edição de 2023 as Conferências Livres, municipais e estaduais, podem submeter propostas à etapa nacional, elencando propostas e elegendo pessoas delegadas para participação nas discussões na etapa nacional  do evento.

A Conferências Livres possibilitam a ampliação da participação social para os debates e para a formulação de propostas em torno do tema da 17ª CNS, podendo ser realizadas também em âmbito municipal, intermunicipal, regional, macrorregional e estadual, sendo que estas precisam estar previstos no regimento do estado e município para elencar propostas e delegados.

DESTAQUES

5ª Conferência Nacional de Saúde Mental irá avaliar a Política Nacional e influenciar em sua execução

PEC 10/22 visa autorizar a coleta, processamento e comercialização de sangue pela iniciativa privada

II Seminário Integrador discute ações do PNVS Comunidade