2ª edição do PNVS Comunidade se consolida com mais de 50 novos projetos para o ano de 2024

Projetos classificados em 2022 têm oportunidade de participar da nova edição do programa

Durante o ano de 2024, os projetos que não foram contemplados na primeira edição do PNVS Comunidade terão a oportunidade de executar suas ações de vigilância e saúde junto à comunidade. O edital, que foi lançado em setembro de 2022, contou com 75 inscrições de propostas, vindas de todas as cinco regiões do Brasil. A primeira edição do projeto ocorreu ao longo do ano de 2023 e agora o PNVS Comunidade reforça suas estruturas para receber os cinco projetos suplentes e os 50 projetos classificados a integrarem a 2ª edição do programa. São 55 novos projetos atuando em todo território nacional.

O Programa de Extensão para a Implementação da Política Nacional de Vigilância em Saúde do SUS e a Participação da Comunidade (PNVS Comunidade) visa a inovação, em âmbito nacional, de Projetos de Extensão voltados para o fortalecimento e a implementação das ações de vigilância e promoção em saúde, previstas na Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS). O projeto é uma ação em parceria com o Ministério da Saúde, o Decanato de Extensão da Universidade de Brasília (DEX/UnB), o Fórum de Pró-reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex) e a Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), fazendo parte do fortalecimento da Rede Nacional de Extensão – RENEX, uma iniciativa do FORPROEX.

A nova fase conta com a participação de 31 instituições públicas de Ensino Superior atuando diretamente com a comunidade em prol da saúde no Brasil. Em sua 2ª edição, o PNVS Comunidade abarca 19 estados brasileiros: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Isso significa 55 coordenadores e mais de 160 bolsistas atuando diretamente na promoção da saúde em todo o território brasileiro.

Em suas duas edições, o PNVS Comunidade contemplou, ao todo, 75 projetos ligados a Instituições de Ensino Superior públicas. Durante todo o ano de 2023, foram realizadas diversas ações de vigilância em saúde, visando a participação da comunidade. O programa é de âmbito nacional e teve um crescimento de 175% em relação à primeira edição, chegando a 55 novos projetos contemplados. O PNVS Comunidade orgulha-se do papel desenvolvido na vigilância em saúde em todo o território brasileiro.

Clique aqui para conferir os projetos habilitados para Fomento de Projetos de Extensão voltados a 2ª Edição do PROGRAMA PNVS COMUNIDADE, de apoio à Implementação da Política Nacional de Vigilância em Saúde e a Participação da Comunidade ou acesse o link: https://dex.unb.br/editalpnvs.

Para mais informações acesso o site do programa: https://pnvscomunidade.org.br/ou o site do DEX/UNB https://dex.unb.br/

DESTAQUES

5ª Conferência Nacional de Saúde Mental irá avaliar a Política Nacional e influenciar em sua execução

PEC 10/22 visa autorizar a coleta, processamento e comercialização de sangue pela iniciativa privada

II Seminário Integrador discute ações do PNVS Comunidade